Terapia da Fala

 
 
Terapia da Fala
 
Terapia da Fala
 
 
 
 
 
 

Terapia da Fala

 
Área que atua ao nível da Comunicação, Linguagem, Fala (Articulação, Ressonância, Voz, Respiração), Fluência (Gaguez), Disfagia (dificuldade em engolir), Sequelas de: Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC), Traumatismos Crânio Encefálicos (TCE), Doenças Neurodegenerativas, Paralisia Cerebral, Perturbações do Espectro do Autismo, Síndromes, Surdez…

Na Dental Hora valorizamos o trabalho em equipa podendo a intervenção terapêutica ser realizada tanto em contexto clínico como nos contextos de vida da pessoa (como escolas) sempre que pertinente.
 
 
 
 

 
 
 
 
 

Dir Floortime

 
Um modelo de intervenção baseado nas diferenças individuais, desenvolvimento e importância da relação terapêutica, que visa promover competências sociais, emocionais e intelectuais nas crianças. Respeitando a individualidade e os interesses das crianças e desenvolvendo uma relação empática com as mesmas, verifica-se um aumento da motivação e consequentemente mais envolvimento nas atividades terapêuticas. As terapias tornam-se momentos de envolvimento e diversão, fatores tão importantes para a realização de aprendizagens.
 
 
 
 

 
 
 
 
 

Ginásio Terapêutico

 
Um espaço equipado para promover a intervenção adequada a cada caso. Destina-se à população infantil no geral, tornando-se um recurso importante em casos de Autismo, Multideficiência, Paralisia Cerebral, Síndrome de Down, Dislexia, Surdez, Surdo-cegueira, Atraso de Desenvolvimento, Hiperatividade, Défice de Atenção, Síndrome de Oposição, Alterações Sensoriais, entre outros. Os materiais sensóriomotores disponíveis têm-se revelado fundamentais nas intervenções terapêuticas pela resposta adequada às necessidades das crianças bem como pela motivação que proporcionam.
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 

Intervenção em contexto Escolar

 
A Dental Hora vai à escola para a realização de rastreios, ações de sensibilização e realização de intervenções terapêuticas centradas no contexto e promotoras de inclusão. As dinâmicas terapêuticas, o trabalho em equipa e a partilha multidirecional de conhecimentos com os intervenientes do contexto escolar são de extrema importância para o desenvolvimento das crianças.
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 

Intervenção Precoce

 
Avaliação e Intervenção Multidisciplinar com crianças dos 0 aos 5 anos baseada quer na reabilitação como na prevenção. A intervenção precoce pode minimizar consequências futuras bem como diminuição dos tempos de intervenção terapêutica.