Medicina Dentária

Valências

Medicina Dentária Generalista

Cirurgia e Implantologia Oral

Área da Medicina Dentária que consiste na colocação de implantes dentários no osso, funcionando como uma raiz que vai suportar as coroas, pontes ou próteses totais ou parciais.is.

Periodontologia

Área da Medicina Dentária que se dedica à prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças que afetam o periodonto (gengiva, ligamento periodontal, osso). As doenças podem dividir-se em gengivites e periodontites. A causa mais frequente destas doenças são a presença de placa bacteriana e consequentemente de tártaro nas superfícies dentárias. Por isso, para além de uma adequada higiene oral, é sempre necessária a realização de uma destartarização de 6 em 6 meses para a remoção do tártaro.

Ortodontia

Área da Medicina Dentária que se dedica ao diagnóstico, prevenção, intervenção e tratamento de maloclusões (más posições dentárias e dos maxilares) que, para além de prejudicarem a estética do sorriso podem interferir com a fala e mastigação. Além do aparelho convencional com arco e braquetes existe também, na nossa clínica, solução com “aparelho invisível” (U-Aligner).

Oclusão

Disfunção Temporomandibular / Oclusão / Dor Orofacial

É a alteração no funcionamento das articulações temporomandibulares ATM).
Perto dos ouvidos temos duas articulações que unem o crâneo à mandibula, entre ambas existe um disco articular e o movimento depende dos músculos mastigatórios (ou cervicofaciais).

A DTM pode-se manifestar como dor na área da ATM, estalidos, bloqueios, dificuldades na abertura da boca, dor e cansaço muscular, cefaleias de tensão e outros.As causas são difíceis de determinar, normalmente multifactorial, mas o stress, a ansiedade, o bruxismo contribuem para uma sobrecarga dos músculos mastigatórios.É importante o diagnóstico precoce.

Pretende-se diminuir os sintomas com tratamento conservador: goteiras, fisioterapia, agulhamento seco, farmacológico. A cirurgia de ATM reserva-se para casos muito especiais.

Odontopediatria

Área da Medicina Dentária que se dedica à saúde oral dos bebés, crianças, adolescentes, grávidas e pacientes com necessidades especiais. Todos estes pacientes requerem uma abordagem específica e adequada. É recomendado que a primeira consulta de odontopediatria seja realizada quando nascem os primeiros dentes de leite, por volta dos 6 meses de idade. A DentalHora dispõe do equipamento Cinemizer® OLED que transforma a cadeira do dentista numa cadeira de cinema onde se pode assistir a um filme divertido ou a um musical relaxante. O consultório de odontopediatria fica animado e cheio de surpresas para receber os mais pequenos.

Endodontia

Área da Medicina Dentária popularmente conhecida por “desvitalização”. Dedica-se ao diagnóstico e tratamento de patologias da polpa dentária e tecidos que rodeiam as raízes dos dentes.

Dentisteria

Área da Medicina Dentária responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento de lesões associadas à cárie dentária, alterações na forma ou cor, traumatismo, … Na nossa clínica oferecemos diversas formas de o fazer, quer seja através de restaurações diretas, indiretas ou facetas.

Prostodontia

Área da Medicina Dentária que permite a substituição de dentes perdidos através da colocação de próteses dentárias (fixas ou removíveis), de acordo com o caso, restabelecendo e mantendo a função, nomeadamente a nível mastigatório, fonético e estético.

Laser LightWalker

Na nossa clínica dispomos da mais avançada tecnologia laser que abre novos horizontes na abordagem de diversos tratamentos de Medicina Dentária com vantagens evidentes sobre as técnicas convencionais.

Branqueamento Dentário

Na nossa clínica dispomos de dois tipos de técnica de branqueamento dentário, o branqueamento em consultório, com o Sistema PhilipsZoom que cumpre as Regras da União Europeia e o branqueamento em casa em que o próprio paciente pode fazê-lo, sempre com o aconselhamento do Médico Dentista.

Cheques-dentista

O que são os cheques-dentista?

Os cheques­-dentista são guias que dão acesso a um conjunto de cuidados de medicina dentária nas áreas de prevenção, diagnóstico e tratamento. Através dos cheques-­dentista, o Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral (PNPSO) procura avaliar e diminuir a incidência e a prevalência das doenças orais.

Quem pode ser beneficiário destes cheques?

O PNPSO proporciona acesso aos cuidados de saúde oral a quatro segmentos populacionais:

• Crianças e Jovens
  • Mulheres Grávidas
  • Idosos
  • Doentes com a infeção VIH/Sida

Fonte e mais informações em https://www.sns.gov.pt/